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Redação nota mil sobre alimentação escolar no Brasil

Redação nota mil sobre alimentação escolar no Brasil

Introdução

Com embasamento nos princípios sociais da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Estado brasílico — desde 1954 — perdura com o Programa Nacional de Alimentação Escolar, cuja dinâmica advém em prol de garantir a subsistência nutricional dos infantojuvenis em ambiente pedagógico. Contudo, a efetividade desse projeto consta em desafio, ora em fator dos mecanismos logísticos, ora devido à desqualificação dos alimentos direcionados à ala estudantil. Diante disso, é inadiável uma deliberação do quadro, a fim de se atenuar o revés.

Desenvolvimento 1

Mormente, a ineficácia dos processos socioadministrativos desponta como um entrave à resolução do óbice. Consoante o sociólogo Betinho, o crime ético da inanição é oriundo da perversa desigualdade social, e, devido a tal fenômeno globalístico, a insegurança alimentar é comumente associada à pobreza. Em vista disso, é oportuno o amparo escolar às classes mais carentes, uma vez que a desnutrição é uma realidade aos contingentes populacionais brasileiros. Entretanto, o Programa e a sua dinâmica logística, compreendem uma série de fatores: atraso na entrega de ingredientes, entraves com fornecedores e licitações, além de merendas escassas, e isso reflete um governo em inércia.

Desenvolvimento 2

Outrossim, a qualidade duvidosa da alimentação escolar é outra perniciosidade que engloba a questão. Conforme dados concedidos pelo Jornal "O Globo" , 60% dos estudantes da rede pública estão insatisfeitos com a merenda escolar, haja vista que os insumos, não raramente, são manuseados em ambientes irregulares e aquém dos moldes estabelecidos pela Vigilância Sanitária. Por conseguinte, uma parcela estudantil não consome as iguarias alimentícias, o que compromete suas funções cognitivas perante o aprendizado rotineiro. Dessa forma, urge uma alteração de tal cenário, que ameaça a plenitude da educação vigente.

Conclusão

Portanto, faz-se premente que o Ministério da Educação (MEC), por meio de trâmites legais, reajuste os mecanismos logísticos que regem o Programa Nacional de Alimentação, a fim de solucionar as problemáticas acerca de sua ordenação para com a garantia alimentícia aos efebos e juvenis. Isso deve ser feito, também, de forma a aprimorar a qualidade dos insumos destinados às instituições escolares, com intuito de aumentar o consumo e a democratização das merendas no ambiente de estudo. Dessa forma, o Brasil poder-se-á pôr em prática os princípios teóricos da Declaração Universal dos D.H.

Essa redação foi feita por Karol Santos, aluna Foco no Mil

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