Carregando Idioma...

Redação nota 1000 sobre obesidade infantil

Redação nota 1000 sobre obesidade infantil

Introdução

Platão, grande filósofo grego da Antiguidade, defendia que “O importante não é viver, mas viver bem” . No entanto, ao atentar-se para o cenário da obesidade infantil no Brasil, percebe-se que existem desafios que impedem o fomento do bem-estar mencionado pelo pensador. Assim, é imperioso analisar de que modo a exígua prática de atividades físicas e o mau hábito alimentar coadunam-se para promover esse impasse.

Desenvolvimento 1

Primordialmente, evidencia-se o sedentarismo como um agente impulsionador dos casos de obesidade das crianças brasileiras. Acerca disso, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, em 2017, 9,4% das meninas e 12,4% dos meninos eram considerados obesos no Brasil, sendo a inatividade física a principal responsável pelo cenário. Nessa conjuntura, esse público passa a integrar o grupo de pessoas suscetíveis a desenvolverem doenças como diabetes e hipertensão. Dessa forma, urge que o Estado tome providências que garantam o pleno direito à saúde,presente na Constituição Federal de 1988.

Desenvolvimento 2

Ademais, a alimentação indevida é outro fator que tonifica o revés. Nesse sentido, o documentário brasileiro “Muito além do peso” apresenta histórias reais de pequenos que ingerem, diariamente, quantidades exorbitantes de açúcar e gordura a partir de alimentos ultraprocessados. De maneira congênere à produção audiovisual, substancial parcela infantil brasílica tem comidas industrializadas e com baixo teor de nutrientes como a base da alimentação, o que propicia o aumento descontrolado da massa corpórea. Dessarte, é necessária uma parceria entre escola e família, visando a uma melhora dessa situação desafiadora que afeta o bem-estar das crianças da nação.

Conclusão

Logo, cabe ao Ministério da Saúde, junto ao Ministério da Educação, intensificar as ações do existente Programa Saúde na Escola, de modo que os responsáveis pelos discentes sejam inseridos nos momentos formativos do projeto, haja vista a importância da família na saúde das crianças. Isso deve ser feito com vistas a avaliar o quadro nutricional dos estudantes, para que os profissionais da saúde possam prescrever recomendações de práticas de atividades físicas e elaborar um método de reeducação alimentar de forma individualizada. Feito isso, melhorar-se-á a qualidade de vida das crianças brasileiras, e o bem-estar elencado por Platão será atingido.

Essa redação - que foi feita pelo Paulo Henrique, monitor do Foco no Mil - está disponível em pdf. Basta clicar aqui para baixar o material de forma gratuita.

Publicações relacionadas