
Paulo Henrique
Updated on
20 de novembro de 2021
Published on20 de novembro de 2021
3 de fevereiro de 2021
Redações nota 1000
Confira uma redação nota 1000 sobre os "Desafios para formação de uma identidade nacional no Brasil".
Paulo Henrique
Redações nota 1000
Na obra “Triste fim de Policarpo Quaresma”, do escritor Lima Barreto, o protagonista é caracterizado como um nacionalista que tem uma postura firme no que tange à valorização de seu país. Fora da ficção, no entanto, o comportamento da sociedade brasileira se distancia da conduta de Policarpo, de modo que ainda existem desafios que impedem a formação de uma identidade nacional no Brasil. Diante disso, convém analisar as causas desse revés: a supervalorização da cultura estrangeira e a pouca divulgação dos bens culturais.
Em primeira análise, cabe pontuar a valorização exacerbada dada aos conteúdos de outros países como propulsora do impasse. Acerca disso, a proposta modernista brasileira, no século XX, tinha como plano uma renovação cultural que visava à consolidação de uma identidade verdadeiramente local. Contudo, por mais que os autores da época pregassem a necessidade de aceitação das raízes locais, existe, na hodiernidade, o apreço pelo que advém do exterior – sejam músicas ou filmes –, o que, por fim, dificulta a valorização das obras pátrias. Logo, são necessários meios formativos que tonifiquem o reconhecimento da importância das criações brasílicas.
Além disso, observa-se a ínfima divulgação – por parte do Estado – das propriedades da cultura brasiliana. Nesse contexto, a Constituição Federal de 1988 assegura, no artigo 215, a defesa e o enaltecimento do patrimônio da identidade da nação, bem como a democratização do acesso a essas produções. Todavia, na prática, tal garantia é deturpada, tendo em vista que nem todas as idealizações nacionais são amplamente propagadas. Urge, assim, a tomada de providências que viabilizem o cumprimento dos direitos constitucionais.
Infere-se, destarte, que ainda subsistem entraves que dificultam a construção de uma identidade nacional no Brasil. Para mudar esse panorama, cabe ao Ministério da Educação, por meio de sessões públicas nas escolas, exibir – aos discentes e responsáveis, no contraturno escolar – filmes e músicas produzidas na própria pátria. Isso deve ser feito com o intuito de apresentar à população as obras elaboradas no âmbito brasileiro, bem como evidenciar a magnitude delas. Feito isso, amenizar-se-á o quadro de desvalorização identitária brasileira, e mais cidadãos irão ter ciência da significância da nação, assim como o personagem Policarpo Quaresma.
Autor: Paulo Henrique.