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Redação nota 1000 sobre alfabetização no Brasil

Redação nota 1000 sobre alfabetização no Brasil

Introdução

Em um dos episódios do seriado “Chaves” , o garoto que mora em um barril encontra dificuldades ao ler uma carta, de modo a prejudicar o sentido presente nela. Embora tenha proporcionado risos, a situação abordada pela obra é um grave problema social vivenciado, inclusive, por significativa parcela de brasileiros, haja vista a série de desafios para concretizar a alfabetização em todo o território nacional, tais como o ensino de baixa qualidade e a desigualdade social. Com efeito, há de se analisar as causas desse revés, a fim de incentivar o letramento da população tupiniquim.

Desenvolvimento 1

É válido destacar, a princípio, a baixa qualidade do ensino mantido pelo Estado. Acerca disso, segundo o economista Arthur Lewis, a educação nunca foi despesa, mas sim um investimento com retorno garantido. No entanto, nota- se que o pensamento do britânico não faz parte da realidade do Brasil, pois as escolas públicas, em sua maioria, não contam com uma estrutura capaz de propiciar uma boa didática – a exemplo da ausência de bibliotecas e de laboratórios de informática -, o que ocasiona um desinteresse entre os alunos para estudar. Desse modo, é inadmissível em um país cuja bandeira expressa “progresso” ter uma alta taxa de analfabetismo devido, principalmente, à falta de investimentos na formação básica.

Desenvolvimento 2

Além disso, deve-se apontar a desigualdade social como impulsionadora do revés. Nesse sentido, sob a perspectiva sociológica de Karl Marx, a exploração econômica do capitalismo tem o objetivo de conseguir lucro, o qual fica concentrado nas mãos de poucos indivíduos. Dessa forma, parte da população que vive em situação de extrema pobreza não possui recursos para garantir a subsistência, uma vez que o dinheiro está centralizado em uma pequena massa, e, porisso, os sujeitos têm a necessidade de abandonar as escolas para trabalhar e conquistar o essencial: a alimentação. Logo, enquanto a disparidade econômica for a regra, o direito de saberler e escrever será a exceção.

Conclusão

Portanto, cabe ao Ministério da Educação (MEC), órgão responsável pela administração dos aspectos educacionais do país, destinar maiores recursos ao ensino básico mediante verbas públicas, com o fito de prover a estrutura vital para atrair os alunos e, então, incentivar o letramento. É preciso, também, que o Congresso Nacional, por meio de alteração na Lei do Aprendiz, expanda a cota do programa Jovem Aprendiz. Os empregos ofertados pelo projeto devem fomentar qualificação profissional e, sobretudo, salários suficientes capazes de assegurar a subsistência dos alunos, com a finalidade de impedir a evasão escolar por motivos financeiros. Assim, a alfabetização será concretizada em todo o território brasileiro.

Essa redação nota mil foi feita pelo nosso aluno Lucas Rafael, que fez parte da temporada Foco no Mil 2020.

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