Carregando Idioma...

Truncamento de períodos

Entenda o que é truncamento e aprenda a evitar períodos truncados na sua redação do ENEM.

Truncamento de períodos

Truncamento de períodos: o que é?

O truncamento de períodos é um problema sintático que está relacionado à fragmentação de um raciocínio, de maneira a separar, por ponto, duas ideias que deveriam ser separadas por vírgula.


Avaliação do truncamento

A avaliação do truncamento de períodos é feita na Competência 1, a qual analisa, além dos desvios, a estrutura sintática, isto é, a forma como é feita a construção das orações e dos períodos, de modo a verificar se eles estão completos e se contribuem para a fluidez da leitura.


Casos de truncamento

O truncamento de períodos pode ocorrer de três maneiras:

  • quando se separam orações principais de subordinadas;

  • quando duas orações coordenadas são separadas;

  • quando simplesmente se isolam em períodos diferentes partes de uma oração que deveriam constituir um único período.


Exemplos de truncamento

Exemplo 1

Os indivíduos desinteressados deixam o destino da nação a cargo dos demais eleitores. Levando líderes políticos indesejáveis à ascensão.

No exemplo acima, a oração subordinada iniciada por gerúndio "Levando líderes políticos indesejáveis à ascensão" encontra-se isolada, constituindo um período que foi separado da oração principal "Os indivíduos desinteressados deixam o destino da nação a cargo dos demais eleitores. "

Correção: Os indivíduos desinteressados deixam o destino da nação a cargo dos demais eleitores, levando líderes políticos indesejáveis à ascensão.


Exemplo 2

Nesse sentido, esse cenário possui raízes profundas. Visto que, ainda no século XVII, o astrônomo Galileu Galilei foi perseguido após defender a tese de que a Terra e os outros planetas giravam em torno do Sol.

A oração subordinada, nesse exemplo, iniciada pela locução subordinativa "visto que", foi separada da oração principal "[...] esse cenário possui raízes profundas".

Correção: Nesse sentido, esse cenário possui raízes profundas, visto que, ainda no século XVII, o astrônomo Galileu Galilei foi perseguido após defender a tese de que a Terra e os outros planetas giravam em torno do Sol.


Exemplo 3

Na obra "O princípio da responsabilidade". O filósofo alemão Hans Jonas adverte que os indivíduos devem agir de maneira que o efeito de suas ações não destrua a possibilidade da vida das futuras gerações.

Nesse exemplo, há a separação do adjunto "Na obra 'O princípio da responsabilidade'", que deveria compor período com a oração "O filósofo alemão Hans Jonas adverte [...]", mas foi separado.

Correção: Na obra "O princípio da responsabilidade", o filósofo alemão Hans Jonas adverte que os indivíduos devem agir de maneira que o efeito de suas ações não destrua a possibilidade da vida das futuras gerações.


Exemplo 4

Acerca disso, o portal do governo federal defende que algumas crianças tendem a chegar mais aptas e habilidosas nos anos iniciais do ensino fundamental. Pois foram estimuladas desde cedo à leitura e à brincadeira no ambiente familiar.

No exemplo acima, a conjunção "pois" está posicionada, de forma equivocada, após um ponto, de forma a gerar um período que, na verdade, deveria ser oração integrante do período anterior.

Correção: Acerca disso, o portal do governo federal defende que algumas crianças tendem a chegar mais aptas e habilidosas nos anos iniciais do ensino fundamental, pois foram estimuladas desde cedo à leitura e à brincadeira no ambiente familiar.


Exercícios

É hora de praticar o que você aprendeu!

1) Assinale a alternativa que apresenta a correta definição de truncamento de períodos.

a) falha relacionada à estrutura sintática, caracterizada por períodos e/ou orações que deveriam constituir períodos independentes, mas foram justapostos formando períodos únicos.

b) falha de estrutura sintática que ocorre quando se verifica excesso ou ausência de elementos sintáticos, não relacionados a problemas de regência ou de paralelismo.

c) falha de estrutura sintática em que se separam orações principais de subordinadas, duas orações coordenadas ou simplesmente se isolam em períodos ou frases partes de uma oração que deveriam constituir um único período.

d) desvio de convenção da escrita relacionado ao modo como se escrevem as palavras, de modo a avaliar a falta de um acento ou uma palavra grafada incorretamente.


2) Analise as construções abaixo.

I) No entanto, existe uma discrepância em relação à disponibilidade de recursos, já que, enquanto alguns têm acesso excedente à água, outros não conseguem manter a higiene básica.

II) A Terceira Revolução Industrial contribuiu para a expansão informacional em todo o mundo. Seja por meio da internet, seja a partir da televisão.

III) Contudo, substancial parcela das instituições de ensino, sobretudo as de regiões periféricas, não recebe verbas suficientes para propiciar um aprendizado produtivo aos estudantes, dificultando o processo de alfabetização.

IV) Todavia, ao observar-se o cenário brasileiro hodierno, percebe-se que a internet ainda não contempla a todos. Haja vista o seu acesso não democratizado.

V) Dessa forma, nota-se êxito nos aspectos quantitativos, mas uma falha em fatores qualitativos. Já que muitas locais possuem dificuldades de infraestrutura, recursos humanos e financeiros, de modo que isso prejudica o seu funcionamento.

Em quais das construções acima existem períodos truncados?

a) I, III e V.

b) II, IV e V.

c) Apenas em I e IV.

d) II, III e V.

e) III, IV e V.


3) Com base na resposta dada à questão anterior, faça a correção das construções com períodos truncados.


Gabarito

1) C

2) B

3) II) A Terceira Revolução Industrial contribuiu para a expansão informacional em todo o mundo, seja por meio da internet, seja a partir da televisão.

IV) Todavia, ao observar-se o cenário brasileiro hodierno, percebe-se que a internet ainda não contempla a todos, haja vista o seu acesso não democratizado.

V) Dessa forma, nota-se êxito nos aspectos quantitativos, mas uma falha em fatores qualitativos, já que muitas locais possuem dificuldades de infraestrutura, recursos humanos e financeiros, de modo que isso prejudica o seu funcionamento.


E aí, gostou de aprender sobre truncamento de períodos? Não deixe de praticar e fique atento aos novos artigos!

Bons estudos! :)

Publicações relacionadas