Como ler e interpretar a proposta de redação do Enem de maneira estratégica
Aprenda a ler a proposta de redação do Enem da maneira mais adequada!
📝 A proposta de redação
Como você já deve saber, a proposta de redação do Enem é acompanhada de textos motivadores, os quais têm a função de auxiliar o participante quanto à escrita do texto. Sob essa lógica, a correta interpretação do material de apoio garantirá que o candidato, principalmente, não seja penalizado por fuga ao tema ou por tangência. Além disso, os próprios textos motivadores dão um norte em relação a possíveis caminhos argumentativos a serem seguidos, conforme veremos a seguir. E aí, vamos aprender a interpretar a proposta de forma estratégica?
🔍 Encontre as palavras-chave
A primeira coisa a ser feita ao receber a prova é procurar o tema da redação. Após a leitura deste, você deve anotar as principais palavras da frase temática. Vamos entender isso na prática?
💡 Enem 2019
As palavras-chave da frase temática do Enem 2019 foram "democratização", "acesso", "cinema" e "Brasil". Mencionar a palavra "democratização", nesse tema, era fundamental, pois os candidatos que escreveram apenas sobre o cinema fizeram uma abordagem incompleta do tema, isto é, tangenciaram.
💡 Enem 2020
O tema do Enem 2020, por sua vez, trouxe as palavras-chave "estigma", "doenças mentais" e "sociedade brasileira". Essa, provavelmente, foi uma das frases temáticas mais discutidas dos últimos tempos. Motivo de memes e preocupações, a palavra "estigma" pegou muita gente de surpresa! Apesar de os textos motivadores trazerem o significado desta, muitos candidatos ainda ficaram confusos e acabaram tangenciando o tema. Entende-se, a partir disso, a importância de mencionar todas as palavras-chave do tema, o que já impede a tangência.
Portanto, com base na análise das palavras mais importantes das últimas duas propostas do Enem, o ideal é, de imediato, grifar essas palavras e, ao iniciar a escrita do texto, mencionar todas elas já na introdução.
Veja como a Ana Teresa Rodrigues, autora de uma redação nota 1000 em 2019, fez a apresentação dessas palavras.
"No filme 'A invenção de Hugo Cabret', o protagonista de 12 anos enfrenta grandes dificuldades ao tentar frequentar o cinema de sua cidade, pois esse era considerado um passatempo exclusivo das classes mais abastadas. Assim como retratado no longa, não há, ainda, a plena democratização do acesso ao cinema no Brasil, tendo em vista que a maior parte dos locais exibidores de filmes encontra-se nas áreas urbanas do país e o acesso a esse meio de entretenimento demanda condições econômicas pouco compatíveis com a realidade de muitos indivíduos brasileiros."
📝Analise a função dos textos motivadores
Os textos motivadores são escolhidos de forma estratégica, de modo que cada um possui uma função específica.
💡 1. Contextualização do tema
Os dois primeiros textos da proposta de 2019 tinham como objetivo situar o leitor acerca do tema. Para tanto, trouxeram uma contextualização sobre o cinema.
Outros exemplos
Em suma, esses textos têm a função de esclarecer o tema para o participante, de forma que este possa ter uma visão do que está sendo cobrado.
💡 2. Embasamento
O texto III da proposta de 2019, por sua vez, trouxe possíveis embasamentos a serem utilizados pelos participantes. Lembre-se de que não é proibido fazer uso do repertório presente nos textos motivadores. No entanto, você não pode ficar restrito a esse repertório, de forma a trazer uma área do saber externa.
Outros exemplos
Percebe-se, então, que esses textos objetivam fornecer informações que poderão servir como embasamento para a argumentação, as quais podem - tranquilamente - ser usadas, desde que sejam utilizados outros repertórios além dos que estão presentes nos textos motivadores.
💡 3. Caminhos argumentativos
Além disso, um dos textos motivadores tem a função de guiar o candidato quanto à direção a ser seguida ao longo do texto. Vejamos alguns exemplos:
O texto IV da proposta de 2019 trouxe várias ideias que poderiam ser escolhidas e desenvolvidas na redação:
a urbanização acelerada;
a falta de investimentos em infraestrutura urbana;
a baixa capitalização das empresas exibidoras;
as mudanças tecnológicas;
crescimento insuficiente das salas de cinema;
crescimento centralizado das salas de cinema;
algumas áreas privilegiadas em detrimento de outras (áreas periféricas e cidades pequenas e médias do interior).
Viu a quantidade de caminhos possíveis? Isso prova que a leitura atenta e estratégica da proposta pode ser muito útil para a escrita do texto!
Outros exemplos
Dada a análise desses textos, percebe-se que é possível encontrar aspectos que servirão como base para a argumentação. O que você precisa fazer é selecionar, relacionar, organizar e interpretar tais informações extraídas dos textos e, assim, desdobrá-las na redação.
📚 Conclusão
Ao longo do artigo, vimos que existem 2 passos imprescindíveis no que tange à leitura da proposta, a saber:
Encontrar as palavras-chave do tema;
Analisar a função dos textos motivadores e extrair o necessário de cada um.
Aqui, você aprendeu que o material de apoio pode ser uma fonte de ideias, embasamentos e caminhos argumentativos e, desse modo, pode ser muito útil para a escrita da redação.
E aí, conseguiu entender a importância da leitura estratégica da proposta? Aposto que você irá enxergar os textos motivadores com outros olhos a partir de agora, hahaha! 🧡
Bons estudos! :)