Exercício de análise - Redação nota 1000
Exercícios que vão te ajudar a entender o processo de escrita de uma redação nota 1000.
Analisar redações nota 1000 é de suma importância no processo de preparação para o Enem. Por esse motivo, neste post, você terá a oportunidade de ler e analisar uma redação com nota máxima feita pelo Lucas Rafael, aluno do Foco no Mil, sobre o tema "O desemprego em questão no Brasil".
Em seguida, leia os enunciados das questões de forma atenta e, depois, informe a resposta das questões no formulário que se encontra no final da página. Você receberá a sua nota na hora! Partiu?
Introdução
Desenvolvimento 1
Desenvolvimento 2
Conclusão
Exercícios
01) A respeito do parágrafo de introdução, responda ao que se pede:
a) Ao iniciar a redação, é comum utilizar uma área do saber para contextualizar o leitor em relação ao tema proposto. Nesse sentido, qual tipo de repertório foi utilizado para apresentar o tema? O que foi mencionado pelo autor em relação a esse tipo de repertório?
I) alusão filosófica; Adam Smith e o Liberalismo Econômico.
II) alusão histórica; A Crise de 1929.
III) alusão literária; O Mal do Século.
IV) alusão cultural; A grande aposta.
b) Após o processo de contextualização com um repertório, é preciso relacionar essa área do saber ao tema em discussão, a fim de que o repertório se torne produtivo e, assim, atenda aos requisitos exigidos pela Competência 2. Tendo em vista que o tema da redação é "O desemprego em questão no Brasil", de que forma esse processo de produtividade do repertório foi feito no parágrafo introdutório?
I) ao utilizar, na linha 2, a expressão "devido à superprodução de mercadorias e à especulação financeira".
II) ao pontuar que, "Com efeito, há de se destacar a negligência estatal e a exigência de capacitação como causadoras do revés" (linhas 4 e 5).
III) no momento em que afirma que "uma das consequências desse fenômeno foi o alto índice de desempregados, algo que, lamentavelmente, é vivenciado pela sociedade brasileira no século XXI" (linhas 2, 3 e 4).
IV) Na linha 1, o autor mencionou a Crise de 1929, o que já é válido para tornar o repertório produtivo.
c) A fim de demonstrar planejamento textual, que é avaliado na Competência 3, as redações nota 1000 antecipam as teses que serão desenvolvidas nos parágrafos posteriores, de modo a fazer a apresentação destas na introdução. Dito isso, quais teses serão defendidas pelo autor do texto acima, com base no parágrafo introdutório?
I) superprodução de mercadorias e especulação financeira.
II) alto índice de desemprego e seu impacto na sociedade brasileira no século XXI.
III) negligência estatal e exigência de capacitação.
IV) recessão econômica e seus efeitos no capitalismo.
d) Apesar de o parágrafo de introdução não exigir a argumentação propriamente dita, já é possível, no processo de escrita deste, demonstrar um ponto de vista acerca do tema. Para tanto, faz-se uso de palavras de juízo de valor, como advérbios. No parágrafo introdutório em análise, que palavra foi utilizada pelo autor para expressar uma opinião a respeito da discussão apresentada?
I) "com efeito".
II) "especulação".
III) "recessão".
IV) "lamentavelmente".
02) Em relação ao desenvolvimento 1, responda:
a) Tópico frasal é um período curto que tem a função de resumir o que será discutido no parágrafo em questão, de modo a retomar a tese a ser desenvolvida. Dessa forma, qual o tópico frasal do d1, conforme a redação analisada?
I) "Acerca disso, de acordo com o filósofo Thomas Hobbes, é dever do Estado propiciar meios que auxiliem o progresso de toda a coletividade."
II) "É válido analisar, a princípio, a influência do poder público no problema."
III) "No entanto, a tese do pensador vai de encontro à conjuntura tupiniquim."
IV) "Logo, enquanto a inércia estatal for regra, o corpo social não poderá usufruir do desenvolvimento apontado por Hobbes."
b) Para garantir uma boa nota na Competência 3, é preciso desdobrar - ou desenvolver - bem todas as ideias apresentadas, de modo que estas não fiquem superficiais, mas bem explicadas. É um exemplo de desdobramento de informações:
I) "[...] é dever do Estado propiciar meios que auxiliem o progresso de toda a coletividade."
II) "[...] o corpo social não poderá usufruir do desenvolvimento apontado por Hobbes."
III) "[...] visto que, os governantes, muitas vezes, não adotam medidas capazes de solucionar a questão do desemprego, como diminuir a carga tributária às organizações privadas, com o intuito de motivar o empreendedorismo [...]"
IV) "[...] a tese do pensador vai de encontro à conjuntura tupiniquim."
03) Com base no desenvolvimento 2, responda:
a) Conectivos de adição são utilizados para acrescentar algo ao texto e que esteja relacionado com o que anteriormente foi apresentado. Um exemplo desse tipo de conectivo, no d2, é:
I) "Nesse sentido".
II) "Dessa forma".
III) "Além disso".
IV) "Então".
b) Marca de autoria ou desfecho crítico é um período em que predominam palavras de juízo de valor, as quais ajudam no processo de argumentação. Com base nisso, qual das alternativas abaixo traz a marca de autoria do d2?
I) "Além disso, é preciso pontuar a intensa exigência de qualificação profissional por parte dos contratantes."
II) "Ocorre que significativa parcela da sociedade não atende às necessidades requisitadas pelas empresas [...]"
III) "Nessa lógica, a Terceira Revolução Industrial promoveu a automação do processo de produção [...]"
IV) "Dessa forma, é crucial fornecer uma educação rápida e gratuita, para, então, satisfazer as condições dos empregadores e findar a segregação no mercado de trabalho."
04) Acerca do parágrafo de conclusão, responda:
a) Detalhamento é o elemento da proposta de intervenção que acrescenta informações à ação, ao agente, ao modo/meio ou ao intuito. Ele tem papel fundamental para uma formulação mais concreta e mais elaborada da proposta interventiva. Existem diversas formas de realizar o detalhamento: exemplificação, explicação, justificativa ou contextualização. Com base na conclusão analisada, qual dos trechos abaixo apresenta o detalhamento feito pelo autor?
I) "a fim de cessar a inércia estatal e de promover a qualificação profissional [...]"
II) "como nas áreas de administração e edificações [...]"
III) "cabe ao Ministério da Educação [...]"
IV) "implementar cursos técnicos de curta duração [...]"
b) As redações nota 1000 costumam construir um texto circular, ou seja, fazem com que o último período da conclusão retome o primeiro da introdução. De que forma isso foi feito na redação analisada?
I) "Essa formação, feita com empresas da região, deve ofertar estágios [...]"
II) "para que os alunos possam obter o conhecimento prático a partir das instituições sociais."
III) "Assim, o Brasil deixará de vivenciar uma realidade parecida com os reflexos da Crise de 1929."
IV) "Portanto, a fim de cessar a inércia estatal e de promover a qualificação profissional [...]"
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