Carregando Idioma...

Curso gratuito: conceitos de redação e aspectos da introdução

Resumo para solidificar o que foi aprendido na aula 1 do curso gratuito e fazer uma introdução ao conteúdo da aula 2.

Curso gratuito: conceitos de redação e aspectos da introdução

💡 Recapitulando

Se você caiu aqui de paraquedas e não sabe do que se trata este artigo, calma! Esse material é referente ao curso gratuito do Foco no Mil, que oferta aulas ao vivo toda quarta-feira, às 20h, no Instagram. Para mais informações acerca do curso, clique aqui para ser redirecionado à página específica dele.

Na aula 1, que foi ministrada no dia 24 de fevereiro, você teve acesso aos conceitos iniciais da redação e entendeu os principais elementos do texto dissertativo-argumentativo. Nesta semana, no dia 03 de março, a aula 2 tratará da introdução, bem como da formulação da tese. Portanto, agora, você irá conferir um resumo desses dois temas. Boa leitura!


⚠️Recomendações

Fazer uso de caderno para anotações completas a respeito do que será visto a seguir. Recomenda-se que a leitura seja feita com calma e em um local tranquilo para estudos, atentando-se aos detalhes de cada tópico. Caso o aluno não realize a leitura, estará atrasado em relação aos colegas de curso.

Quem tem a apostila deve fazer as anotações nos espaços da folha já delimitados, bem como no verso.

📖 Boa leitura e bons estudos!


💡 Conceitos iniciais da redação

Entender o tipo de texto é o primeiro passo para o sucesso nas produções textuais. Abaixo, algumas informações a respeito do texto dissertativo-argumentativo, que é o tipo de texto do ENEM.

📝 O texto D-A

O texto dissertativo-argumentativo é o tipo de texto que exige do autor a sua criticidade. A função desse texto é convencer o leitor de um posicionamento, principalmente com o uso de áreas do saber para embasar a sua defesa. Em seguida, você entenderá os elementos do texto d-a que são a base de toda a produção.


🔎A tese

A tese é o elemento principal da formulação do texto dissertativo-argumentativo. Ela é justamente a ideia a ser defendida pelo autor do texto.


🔎 Argumento

O argumento serve para convencer o leitor sobre determinado ponto de vista.


🔎 Repertório

O repertório tem a função de validar o argumento e, consequentemente, sustentar a tese.


⚠️ Sobre a divisão do texto d-a

A redação Enem deve ser dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.

O aluno deve dividir, portanto, a sua redação em 4 parágrafos, desta forma:

1⃣ parágrafo destinado à introdução (um parágrafo de introdução deve ter de 5 a 7 linhas);

2⃣ parágrafos de desenvolvimento, sendo o primeiro chamado de d1 e o segundo, d2. Cada parágrafo de desenvolvimento deve ter de 6 a 9 linhas;

1⃣ parágrafo de conclusão. Esse parágrafo deve ter de 5 a 7 linhas.

Acima, você encontra a disposição dos parágrafos da redação, cada um com uma quantidade ideal de linhas já definida pelo professor Filipi, que, durante todo o seu processo ensinando, entendeu que essa é a forma que mais dá sucesso.


💡 Características Extras / ENEM

Além de tudo que foi discutido acima, é importante destacar outras informações a respeito da redação Enem.

🔎 Problema social

Lembre-se de que o Enem sempre aborda em seus temas um problema social, de modo que não é possível fazer uma abordagem positiva a respeito. Existe, durante a produção de texto, um passo chamado problematização do tema, que iremos entender na aula 2.


💡 Ex. 1:

📝 Tema: Alfabetização em questão no Brasil

Entende-se, em teoria, que é para falar de forma positiva a respeito da alfabetização. Mas cuidado! Lembre-se de que, se estamos falando de um problema social, é preciso problematizar, sendo possível abordar, nesse caso, o analfabetismo ou, de certa forma, o porquê de ainda existir um número absurdo de pessoas não alfabetizadas.


💡 Ex. 2:

📝 Tema: Tabagismo na sociedade brasileira

Ao analisar a palavra Tabagismo, entende-se que de fato já estamos trabalhando um problema social, de modo que não é necessário se preocupar em reformular a frase temática, e sim apenas apresentá-la ao texto.


🔎 Proposta de intervenção

Para todo problema existe uma solução. Pensando nisso, a grade de correção do Enem dispõe a uma exata competência o trabalho de analisar se o aluno é capaz de resolver o que foi discutido no texto, apresentando uma proposta de intervenção, cujo passo a passo já é definido pela banca. Algo que iremos entender e estudar em breve.


💡Sobre a introdução

A introdução é o parágrafo cuja função é apresentar ao leitor o tema, bem como as teses a serem defendidas.

Esse parágrafo possui os seguintes elementos:

1⃣ Repertório sociocultural;

2⃣ problematização do tema;

3⃣ apresentação das duas teses.


A continuação do conteúdo acontecerá na próxima aula, quarta-feira, dia 3, às 20h.

Bons estudos!

Publicações relacionadas